DESTAQUES MÍDIAS SOCIAIS Jayson Araujo

COMO SABER SE MEU CONTEÚDO É “CLICKBAIT” ?

O clickbait é um modo de atração que leva o usuário a clicar em algum link, vídeo ou notícia, mas que na verdade, o conteúdo não tem nada haver com o título, imagem ou capa de vídeo chamativos, e você é enganado. Você perde seu precioso tempo.

COMO SABER SE MEU CONTEÚDO É “CLICKBAIT” ?
COMO SABER SE MEU CONTEÚDO É “CLICKBAIT” ?
Avalie esta postagem

Algumas dicas que lhe ajudam como saber se meu conteúdo é “clickbait” ou isca de click.

Esse termo : “clickbait”, não é uma coisa muito boa nem pra você, (pois pode “queimar o seu filme”), e nem é bem vista nem pelos Motores de Busca, nem pelas Redes Sociais.

O próprio Facebook, já tomou as devidas providências para estes tais conteúdos “caça cliques”, que só servem pra isso mesmo…, fazer com que o usuário clique, seja ele sendo, foto, vídeo, texto que levam as pessoas a clicarem, e isso se enquadra bem pelo mau uso do gatilho mental da curiosidade.

Mas requer de mim e de você uma prévia análise se aquele conteúdo é clickbait mesmo, ou seja, nem tudo será clickbait.

Como saber se meu conteúdo é “clickbait” ? É simples, fale a verdade na chamada dos seus conteúdos, e eles nunca serão clickbait, simples assim.

Usar gatilhos mentais é a maneira mais certa de atrair a atenção do seu público, desde que o seu conteúdo fale daquilo ao qual o seu título, sua imagem ou sua capa de vídeo se refere, ou seja, A VERDADE !

Mas de modo negativo, funciona como uma isca, se utilizando de termos e imagens apelativas, que muitas vezes, em seu conteúdo, não é nada daquilo a que se remete o título ou a foto relacionada ao  conteúdo.

como saber se meu conteúdo e clickbaitcomo saber se meu conteúdo e clickbait

Isso gera uma experiência negativa ao usuário, e o que é pior, essas notícias só podem ser lidas mediante compartilhamento através de um plugin utilizado no wordpress, por exemplo…

ISSO TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NO MARKETING DIGITAL ?

Mas esse tipo de conteúdo não está somente presente em sites, mas em canais de vídeo, em sites de notícias fake, em campanhas de email marketing, e até em produtos, acredite…, apresentando uma propaganda enganosa, o que é contra a lei do consumidor.

Mas isso existe aqui também ? Sim, e isso não é diferente no Marketing Digital. Muita gente inescrupulosa (produtores e afiliados) se aproveitam de pessoas iniciantes.

Somente para gerar vendas com seus “produtos” que nada trazem de mudança para quem os compra.

A campanha é fenomenal. É quase que uma produção de Hollywood, apenas para captar leads e fazer vendas, e o que é pior, muita gente não reclama no prazo de garantia.

Pois ainda acredita que ela vai tirar algum proveito do material que ela comprou, mas que na verdade vai ajudá-la muito pouco, e perde a chance de pedir o seu dinheiro de volta.

IMPORTANTE :

Muitas dessas pessoa não dizem isso pra você, mas o que dava certo antigamente, não dá mais certo hoje.

As redes sociais acordaram e já estão punindo quem pratica esse tipo de experiência negativa ao usuário, fazendo com esses conteúdos jamais apareçam pra ninguém.

A visibilidade torna-se praticamente ZERO ! Então não compre cursos que ensinam como viralizar fazendo uso de clickbait. Você estará dando um tiro no seu pé !

O ser humano sempre quer arranjar um jeito de burlar as regras para tirar vantagem, e quem não é instruído, acaba caindo na lábia desses sujeitos enganadores.

Então, não se prejudique, e fique atento sobre como saber se meu conteúdo é “clickbait”.

E dessa forma seus conteúdos sempre terão visibilidade, e melhor ainda se eles proporcionarem uma ótima experiência ao seu público, pois as consequências serão reações positivas, compartilhamentos e comentários.

VOCÊ JÁ CLICOU EM ALGUM CONTEÚDO DESSES E SE ARREPENDEU ?

Eu tenho que ser sincero com você. Já cliquei e me arrependi.

Ou seja, acabei perdendo meu precioso tempo com uma informação que não era nada daquilo de que o título ou a imagem ou capa de vídeo falavam que era.

Hoje meu comportamento é bem diferente. Ao me deparar ainda com conteúdos assim, imediatamente, faço imediatamente uma denúncia, se houver aquele botão para ser feito isso.

Não deixo passar em branco. E isso ajuda a limpar meu Feed de Notícias ou minhas recomendações em vídeos.

E pra finalizar, eu peço a você que adote também esse comportamento, mas com moderação, pois, por exemplo, se utilizar esse recurso (denúncia) demasiadamente no Facebook, você também pode ser bloqueado, por má utilização do recurso.

Em fim, me despeço de vocês, e peço que comentem se já passaram por alguma experiência negativa dessas, tá bom !

Se você quiser saber mais, assista ao vídeo do Gelli :

NÃO CLIQUE NESTE VÍDEO, É SÉRIO !

Um forte abraço e até o próximo artigo.

Sobre o autor | Website

100% Livre de Spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!